menu

ouça ao vivo

ouça ao vivo

Publicidade

Publicidade

23 homicídios registrados no mês de janeiro em Feira de Santana

A Polícia Civil registrou no mês de janeiro de 2022 em Feira de Santana, 23 homicídios. O número representa uma redução em comparação a 2021, que registrou 35 homicídios, de 34%.

O delegado Roberto Leal, coordenador regional de polícia comentou esses dados e afirmou que essa tendência de diminuição já vinha ocorrendo desde o segundo semestre de 2021. Segundo ele, o indicativo é que os índices possam continuar neste mesmo patamar.

“Quando nós analisamos os dados do ano passado, nós percebemos que nos últimos quatro meses de 2021, e agora com um mês de 2022, nós não ultrapassamos o número 30. Nós tivemos o número abaixo de 30 homicídios durante todos esses meses, então nós convivíamos com o índice sempre acima dos 30. E isso já é indicativo de que as ações que estão sendo feitas pela Polícia Civil, Polícia Militar e demais órgãos de segurança aqui de Feira de Santana, vêm trazendo resultados.

O que a gente percebe aí é que há uma tendência de queda. Mas a gente tem que entender que, a gente não dizer que esse número de redução é o número ideal, não é de forma nenhuma. Nós temos números altos ainda em Feira de Santana, por isso que o trabalho precisa continuar”, disse.

Para o delegado, outro ponto que contribuiu para a redução do número de homicídios foi o trabalho da Justiça em conceder prisões para as pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, as ações feitas pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de grandes apreensões de entorpecentes e as audiências do Tribunal do Júri.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

“Essas pessoas são levadas ao júri, são condenadas, e isso também repercute na comunidade, na população, e os delinquentes entendem que eles estão sendo condenados”, frisou.

Roberto Leal destacou que a Polícia Militar também tem uma colaboração muito grande devido às prisões desse pessoas portando arma de fogo e que estas ações repercutem positivamente na redução dos crimes.

“Nós estamos com o planejamento, através das conversas que estamos tendo, tanto com nosso servidores, as unidades que pertencem também a Coorpin, também através do Coronel Piton, da Polícia Militar, de realizar ações efetivas no combate ao tráfico de drogas, e também ao homicídio. Nós ainda estamos vivenciando a questão da pandemia da Covid.

Infelizmente alguns servidores acabam sendo afastados pela contaminação, embora não tenhamos nenhum caso grave aqui em Feira de Santana, mas há um quantitativo significativo, que foi afastado em relação à Covid. Hoje é bem mais rápido o retorno desses servidores, porque todos estão vacinados, e por isso que nós estamos aqui adequando a essa situação. Nós temos projetos para esse ano, principalmente que a gente consiga reduzir os índices dos crimes nesse primeiro semestre, e no segundo semestre também”, comentou.

Disputas entre grupos criminosos

O delegado falou sobre o número maior de crimes em bairros como Asa Branca, que registrou 3 assassinatos, Novo Horizonte, 2 e bairro Conceição, 2. Ele salientou que ao analisar o mapa de Feira de Santana, percebe-se uma concentração na região Norte, que vai desde a Conceição até o Campo Limpo e também a Asa Branca de grupos criminosos

“Há informações de uma disputa acirrada entre os traficantes, os grupos que exploram o tráfico nessa região, e isso tem causado o aumento desses crimes. E por isso que as ações são constantemente realizadas nesses bairros”, acrescentou.

Confira todos os números

Homicídios :

2022: 23

2021:35

2020: 31

2019: 22

2018: 34

Mês de Janeiro

Homens mortos: 21

Homens mortos vitimas tiros: 20

Um corpo de um homem encontrado em estado de decomposição

Mulheres mortas: 2

Mulheres mortas vítimas de Tiros: 02

Adolescentes mortos: 01

Morte decortente de intervenção policial: 05

Áreas das Companhias independentes da Policia Militar:

64ª CIPM: 03

65ª CIPM: 05

66ª CIPM: 11

67ª CIPM: 04

Bairros onde ocorreram crimes em Janeiro:

Asa Branca: 03

Novo Horizonte, Conceição: 02

Chácara São Cosme, Conj.Francisco Pinto, SIM, Centro,Feira X, Ponto Central, Mangabeira, Barroquinha, Jussara, Vale do Jacuipe, Campo limpo, Gabriela: 01 cada

Distritos:

Governador João Durval-Ipuaçu: 02

Humildes: 01

Maria Quiteria: 01

Redação: Rádio SIM FM | 03/02/2022

Compartilhe este post.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *