O presidentes dos Estados Unidos e da Ucrânia, Joe Biden e Volodymyr Zelensky, falarão às 10h45, no horário da Costa Leste dos EUA, 12h45 em Brasília, deste domingo (13). A ligação acontece em meio a alertas dos Estados Unidos de que uma invasão russa da Ucrânia poderia acontecer ainda esta semana.
Biden e Zelensky conversaram pela última vez no mês passado e “não correu bem“, disse uma autoridade ucraniana à CNN internacional na época, em meio a divergências sobre os “níveis de risco” de um ataque russo.
A Casa Branca, no entanto, contestou essa alegação, alertando que fontes anônimas estavam “vazando mentiras”. Eles afirmaram que Biden alertou Zelensky que uma invasão iminente era uma “possibilidade nítida”.
Biden e Putin realizaram ligação neste sábado
Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, Joe Biden e Vladimir Putin, realizaram uma ligação telefônica, neste sábado (12). As preocupações crescentes sobre uma possível invasão russa da Ucrânia dominam os governos ocidentais.
Biden alertou a Putin que os Estados Unidos e seus aliados responderão “decisivamente e imporão consequências rápidas e severas” à Rússia caso Putin decida invadir a Ucrânia. A chamada começou às 13h04, horário de Brasília, e terminou mais de uma hora depois, às 14h06, disse um funcionário da Casa Branca.
O assessor presidencial russo Yury Ushakov descreveu o telefonema realizado neste sábado (12) entre os presidentes como “equilibrado e profissional”, mas disse que os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não conseguiram abordar as principais preocupações de segurança da Rússia.
Redação: Rádio SIM FM | 13/02/2022