menu

ouça ao vivo

ouça ao vivo

Publicidade

Publicidade

Biden diz em discurso que povo russo não é inimigo e reforça ataques a Putin

Em pronunciamento na noite deste sábado (26), pelo horário local de Varsóvia, na Polônia (tarde de sábado, pelo horário de Brasília), o presidente norte-americano, Joe Biden, chamou Vladimir Putin de “ditador” e atacou o presidente russo pela operação do Kremlin que levou à Guerra na Ucrânia. Ao mesmo tempo, Biden direcionou palavras especialmente aos cidadãos russos, afirmando que a população não é considerada inimiga do Ocidente.

No discurso diante do Castelo Real de Varsóvia, que durou cerca de 25 minutos, Biden fez diversas referências históricas, citando a Segunda Guerra Mundial, os movimentos democráticos na Polônia e em outros países do antigo bloco socialista que desafiaram a União Soviética. O presidente dos EUA ainda lembrou do papa João Paulo 2º, polonês de nascimento, no começo e no fim de sua fala.

Em um determinado momento, depois de fazer diversas críticas às ações do Kremlin – e ressaltou a eficácia das sanções econômicas contra a Rússia –, Biden direcionou a fala aos cidadãos do país.

Putin é chamado de “açougueiro” por Biden

Ao sair do encontro com refugiados na Polônia, Biden falou com a imprensa e xingou Vladimir Putin ao ser questionado sobre o que ele acha da atitude do presidente da Rússia sobre a Ucrânia. “Ele é um açougueiro”, declarou o presidente dos EUA.

Biden disse aos jornalistas que falou com crianças e ouviu delas pedidos de orações para familiares como avôs e irmãos. “Me lembro de quando se tem alguém em uma zona de guerra você reza todos os dias, não espera um telefonema”, afirmou o líder norte-americano.

Um dos questionamentos a Biden na saída do encontro com os refugiados foi sobre Mariupol, cidade portuária da Ucrânia que é um dos principais alvos dos ataques das forças russas. “Eles não têm mais nada lá, é inacreditável”, afirmou Biden.

O Kremlin respondeu a declaração de Biden informando que o novo comentário do presidente dos EUA “diminui a possibilidade de reparar relações”.

Redação: Rádio SIM FM | 26/03/2022

Compartilhe este post.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *