A invasão à Ucrânia tornou a Rússia um pária no mercado global de energia. Desde o início da guerra, surgiu um embargo de fato ao petróleo russo, com empresas petrolíferas, casas comerciais, transportadoras e bancos recuando, tudo ao mesmo tempo.
Agora, no entanto, há sinais de que a energia russa está atraindo o interesse de potenciais compradores, pelo menos nas sombras.
À medida que a guerra na Ucrânia se arrasta, os navios-tanque russos que transportam petróleo bruto e produtos petrolíferos estão cada vez mais desaparecendo dos sistemas de rastreamento.
A chamada atividade escura, onde os transponders dos navios são desligados por horas a fio, no passado foi visto pelas autoridades dos EUA como uma prática enganosa de transporte que é frequentemente usada para evitar sanções.
A atividade escura entre os petroleiros russos afiliados aumentou 600% em comparação com antes do início da guerra, disse a empresa de inteligência preditiva Windward, à CNN.
“Estamos vendo um aumento nos navios-tanque russos desligando as transmissões deliberadamente para contornar as sanções”, disse o CEO da Windward, Ami Daniel, em entrevista. “A frota russa está começando a esconder seu paradeiro e suas exportações.”
E isso não está acontecendo apenas com o petróleo bruto. Tendências semelhantes também estão ocorrendo com outros produtos petrolíferos.
Durante a semana de 12 de março, houve 33 ocorrências de atividade escura por petroleiros russos de produtos químicos e derivados de petróleo, de acordo com Windward, que usa inteligência artificial para rastrear a indústria marítima.
Isso é 236% maior do que a média semanal dos 12 meses anteriores.
Redação: Rádio SIM FM | 30/03/2022